1) Leia as frases a seguir.
O pacote foi descoberto pelo porteiro às sete da manhã.
Quando soube da greve dos ônibus, Eduardo chamou um Uber.
Reconheça em cada exemplo qual expressão indica o momento em que a ação ocorreu.
2) Identifique que circunstância as orações em destaque a seguir acrescentam ao processo verbal (tempo, condição, finalidade, consequência).
a) Fernando entrou correndo no metrô, quando a porta já ia fechar.
b) Tive que pegar dinheiro emprestado para comprar os livros.
c) Se vou esperar, posso perder o horário .
d) Durante o passeio, Marcelo olhava bem para não perder os alunos de vista.
e) Assim que eu puder, ligarei para você.
f) As falsificações são tão perfeitas que é impossível diferenciá-las das de verdade.
g) Logo que o ônibus saiu, percebi que havia esquecido algo.
3) Classifique as orações subordinadas adverbiais presentes nos períodos a seguir.
a) Se eu acelerar mais ,o radar vai fotografar meu carro!
b) Ninguém visitou Susanna depois que perdera o emprego.
c) Quase não contive o riso quando ele me entregou o presente.
d) O carro foi consertado logo que o seguro autorizou o reparo.
e) Eu acusava meu amigo de usar uma desculpa esfarrapada para que eu não percebesse seu fracasso.
4) Forme um período composto por subordinação, ligando as orações abaixo pelas conjunções e locuções conjuntivas causais a seguir: como, porque, uma vez que, já que. Faça as adaptações necessárias.
a) É preciso medidas que minimizem o aquecimento global. O aquecimento global é um processo irreversível.
b) Houve um grande aumento na tarifa de ônibus. A população mobilizou para protestar.
c) O réu foi absolvido. Não havia provas contra ele.
d) Amanhã não haverá aula. Amanhã é feriado municipal.
d) Amanhã não haverá aula. Amanhã é feriado municipal.
Atividade retirada do livro Português: A Arte da Palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário