1)      Leia as frases a seguir.
O  pacote foi descoberto pelo porteiro  às sete da manhã.
Quando soube da greve dos ônibus, Eduardo chamou um Uber.
Reconheça em cada exemplo qual expressão indica o momento em que a ação ocorreu.
2)    Identifique que circunstância as orações em destaque a seguir acrescentam ao processo verbal (tempo, condição, finalidade, consequência).
a)     Fernando entrou correndo no metrô, quando a porta já ia fechar. 
b)    Tive que pegar dinheiro emprestado para comprar os livros. 
c)     Se vou esperar,  posso perder o horário . 
d)     Durante o passeio, Marcelo olhava bem para não perder os alunos  de vista. 
e)      Assim que eu puder, ligarei para você. 
f)     As falsificações são tão perfeitas que é impossível diferenciá-las das de verdade. 
g)     Logo que o ônibus saiu, percebi que havia esquecido algo. 
3)    Classifique as orações subordinadas adverbiais presentes nos períodos a seguir.
a)     Se eu acelerar mais ,o radar vai fotografar meu carro! 
b)    Ninguém visitou Susanna depois que perdera o emprego. 
c)     Quase não contive o riso quando ele me entregou o presente. 
d)     O  carro foi consertado logo que o seguro autorizou o reparo. 
e)     Eu acusava meu amigo de usar uma desculpa esfarrapada para que eu não percebesse seu fracasso.
4)     Forme um período composto por subordinação, ligando as orações abaixo pelas conjunções e locuções conjuntivas causais a seguir: como, porque, uma vez que, já que. Faça as adaptações necessárias.
a)     É preciso medidas que minimizem o aquecimento global. O aquecimento global é um processo irreversível.  
b)     Houve um grande aumento na tarifa de ônibus. A população mobilizou para protestar. 
c)     O réu foi absolvido. Não havia provas contra ele. 
d) Amanhã não haverá aula. Amanhã é feriado municipal.
d) Amanhã não haverá aula. Amanhã é feriado municipal.
Atividade retirada do livro Português: A Arte da Palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário