sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O fim é o começo e o começo é o fim - Cinco motivos para ver Dark

 




Você já deve ter ouvido falar que Dark  é uma Stranger Things para adultos, não é? Errado.  Dark é única: misteriosa,  profunda, envolvente e viciante. E por que não dizer: a melhor série da Netflix.

Com três temporadas ( 2017-2020) , criada por  Baran bo Odar e Jantje Friese, a série conta a história de várias de gerações de quatro famílias da fictícia cidade de Winden (Alemanha) .  Um acontecimento trágico em 2019 desencadeia uma série de fatos que vão repercutir de várias formas  , as mais inesperadas possíveis nas vidas dessas pessoas, que estão intensamente interligadas.

Se você ainda não se convenceu de que vale a pena, vale MUITO a pena,  compartilho cinco razões para você assistir a essa obra-prima:

1. A abertura  - Normalmente pulamos a abertura quando maratonamos vários episódios de uma série, não é? Isso não acontece com Dark. Ela é hipnotizante e as  imagens já trazem Easter eggs que só vamos entender lá pra frente.  Só a introdução do episódio, com a lindíssima música Goodbye   já vale o preço da mensalidade da Netflix.

2.  O roteiro  e a trama -  Tudo na série faz sentido e tudo está conectado, nada é por acaso. Isso faz com que você se sinta num envolvente quebra-cabeças que envolve emoções, filosofia,  viagens no tempo e até mesmo alquimia! Mergulhe no mar denso de conhecimento e referências que a série traz!

3. O elenco  - O elenco adulto é maravilhoso ( destaque para Maja Schöne, Oliver Masucci e  Lisa Kreuzer) . Nada de caras esticadas de botox  à la Hollywood, mas interpretações densas e realistas, que nos fazem torcer e odiar alguns personagens, que são gente como a gente.  Isso sem falar no elenco jovem, encabeçado  por Louis Hofmann (Jonas) e Lisa Viccari ( Marta),  que não  perdem nada para seus colegas mais experientes. Normalmente esse é um problema em séries com um elenco jovem grande, há uma inconsistência nos atores que não seguram a densidade da obra ( vide a ótima Desalma, série brasileira, mas como elenco jovem fraquíssimo).

4. A trilha sonora - Me peguei pesquisando na internet e descobrindo jóias como  a já citada banda Apparat,  além de Agnes Obel, Asaf Avidan , Hozier e Bonaparte. Também incluem-se clássicos redescobertos como  Peter Gabriel ( My body is a cage) e a super enigmática e importantíssima música " Irgendwie, Irgendwo, Irgendwann"  , da banda alemã Nena.

5. Te faz pensar muito -  Como já disse, a trama envolve desde viagens no tempo  a autoconhecimento , sem ser piegas. Você vai querer participar de fóruns, ler sobre os temas apresentados na série, conversar sobre ela , ouvir as músicas e procurar significados ocultos ligados com os acontecimentos da trama. Enfim, é um belo exercício  mental em que você vai perder a noção do tempo.

Parafraseando uma fala da série " O fim é o começo , e o começo é o fim". Sim, quando terminar tudo, você vai querer começar a assistir de novo a história da misteriosa cidade de Winden e seus habitantes, que já se tornaram amados por nós.


Ana Cristina Iwasaki Gonçalves  , em 20/11/20

Nenhum comentário:

Instrumento 3 - Exercícios do blog sobre Concordância I

  1. A frase em que a concordância está de acordo com a norma culta é: a) Tudo indica que, se houvessem sido feitas consultas aos especialis...