quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Exercícios sobre orações subordinadas adverbiais - Parte IV

Viajar nas férias faz bem para a saúde, diz pesquisa online


1.  A Verdadeira Arte de Viajar

Mário Quintana

 





A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,

Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.

Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...

Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!

 

Fonte: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/verdadeura.htm. Acesso em 03/10/2016.

 

 

Releia os seguintes versos destacados do poema de Mário Quintana:

 

A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa

Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo

 

A conjunção sublinhada nos dois versos estabelece uma relação de sentido de


 


a) causa.   

b) conformidade.   

c) comparação.   

d) consequência.  

e) finalidade


 


 

  2. (Eear 2017)  Leia:

 

 

I. Todos os brasileiros que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira devem gastar longas horas de estudo e dedicação.

II. Todos os brasileiros, que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira, devem gastar longas horas de estudo e dedicação.

 

Marque a alternativa correta.

 

a) A frase I possibilita a conclusão de que todos os brasileiros, indiscriminadamente, desejam ingressar na Força Aérea Brasileira.   

b) As frases I e II estão em desconformidade com as normas gramaticais vigentes em relação às Orações Subordinadas Adjetivas.   

c) A frase I, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, não apresenta vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais vigentes.   

d) A frase II, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, apresenta vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais vigentes.   

 

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Leia a fábula “A raposa e o lenhador”, do escritor grego Esopo ,para responder à questão a seguir:

 

Enquanto fugia de caçadores, uma raposa viu um lenhador e lhe pediu que a escondesse. Ele sugeriu que ela entrasse em sua cabana e se ocultasse lá dentro. Não muito tempo depois, vieram os caçadores e perguntaram ao lenhador se ele tinha visto uma raposa passar por ali. Em voz alta ele negou tê-la visto, mas com a mão fez gestos indicando onde ela estava escondida. Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus gestos, deram crédito às suas palavras. Ao constatar que eles já estavam longe, a raposa saiu em silêncio e foi indo embora. E o lenhador se pôs a repreendê-la, pois ela, salva por ele, não lhe dera nem uma palavra de gratidão. A raposa respondeu: “Mas eu seria grata, se os gestos de sua mão fossem condizentes com suas palavras.”

 

(Fábulas completas, 2013.)

 

 

3. (Unifesp 2017)  “Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus gestos, deram crédito às suas palavras.”

 

Em relação à oração que a sucede, a oração destacada tem sentido de

 

a) causa.   

b) conclusão.   

c) proporção.   

d) consequência.   

e) comparação.   

  

4. (PUCPR 2016)  Leia o texto a seguir e complete as lacunas com o elemento coesivo correspondente à informação contida entre parênteses. Depois, identifique a alternativa que contenha a sequência de elementos coesivos adequados a cada lacuna.

 

Uma das crenças mais resistentes do pensamento que imagina a si próprio __________ (comparação) o mais moderno, democrático e popular do Brasil é a lenda da inocência dos criminosos pobres. Por essa maneira de ver as coisas, um crime não é um crime __________ (condição) o autor nasceu no lado errado da vida, cresceu dentro da miséria e não conheceu os suportes básicos de uma família regular, de uma escola capaz de tirá-lo da ignorância e do convívio com gente de bem. __________ (conformidade) as fábulas sociais atualmente em vigência, pessoas assim não tiveram a oportunidade de ser cidadãos decentes – e __________ (conclusão) ficam dispensadas de ser cidadãos decentes. Ninguém as ajudou; ninguém lhes deu o que faltou em sua vida. Como compensação por esse azar, devem ser autorizadas a cometer delitos – ou, no mínimo, considera-se que não é justo responsabilizá-las pelos atos que praticaram, por piores que sejam. Na verdade, __________ (conformidade) a teoria socialmente virtuosa, não existem criminosos neste país __________ (tempo) se trata de roubo, latrocínio, sequestro __________ (adição) outras ações de violência extrema – __________ (condição) tenham sido cometidos por cidadãos com patrimônio e renda superiores a determinado nível. E de quem seria, nos demais casos, a responsabilidade? Essa é fácil: “a culpa é da sociedade”.

 

(GUZZO, J. R. Questão de classe. Veja, São Paulo, n. 22, p.98, 3 jun. 2015)

 

a) tão, desde que, segundo, porque, conforme, mas, nem, a não ser que.   

b) como, se, conforme, por isso, segundo, quando, e, a menos que.   

c) tanto quanto, a menos que, conforme, porque, segundo, antes que, também, a menos que.

d) tanto quanto, a menos que, segundo, portanto, segundo, depois, e, a menos que.   

e) como, a não ser que, de acordo com, porque, de acordo com, antes, também, a mais que.   

  

5. (Acafe 2016)  Considerando o termo destacado na frase e a relação de sentido explicitada entre parênteses, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

 

a) À medida que o tempo ia passando, cada vez mais o grupo se dispersava e o ânimo da torcida baixava. (relação de proporção)   

b) Não escaparia de uma condenação com base no Código Penal por homicídio qualificado caso o crime tivesse ocorrido um dia depois, já aos 18 anos. (relação de condição)   

c) Dirigia em tamanha velocidade que, a qualquer momento, poderia envolver-se em grave acidente. (relação de consequência)   

d) Parece incrível, mas a verdade é uma só: tudo, tudo aconteceu como tinha sido planejado. (relação de causa e consequência)   

  

 

 

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

 

A jabuticaba só nasce mesmo no Brasil?

 

Em seu discurso de agradecimento pelo prêmio de Economista do ano em 2003, Pérsio Arida, um dos idealizadores do Plano Real, utilizou um argumento inusitado para justificar a taxa de juros de equilíbrio de 8% ao ano no Brasil. “Certas coisas são iguais à jabuticaba, só ocorrem no Brasil”, explicou ele na época. Rapidamente, jornalistas e intelectuais passaram a citar a frase como parte da chamada “Teoria da Jabuticaba”, com o objetivo de explicar em seus textos o porquê de alguns fenômenos só acontecerem no Brasil.

Se nas Ciências Humanas a tal teoria parece fazer sucesso, do ponto de vista biológico ela está equivocada. Quem garante isso é o pesquisador da APT (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) Eduardo Suguino que tratou de derrubar alguns mitos sobre a ocorrência do famoso fruto. “A jabuticaba pode até ser nativa do Brasil, mas não ocorre só aqui”, explicou. “Ela já apareceu em países como Argentina e México em sua forma natural”.

Ainda de acordo com Suguino, a jabuticabeira pode ser cultivada em qualquer canto do planeta. Como se trata de uma planta propagada por semente, são necessárias apenas três condições para que ela se desenvolva: água, oxigênio e calor. Mesmo assim, ele faz questão de ponderar sobre a suposta universalidade do tradicional vegetal. “Apesar de possuir essa capacidade de ser cultivada em qualquer lugar, a jabuticabeira pode ser prejudicada por alguns fatores ambientais”, afirma. Depois, o pesquisador ainda forneceu exemplos de casos em que o vegetal pode sofrer danos. “Se levar um exemplar para a Europa durante o inverno, ele dificilmente sobreviverá fora de um vaso ou de ambiente protegido”.

 

(Disponível em http:// www.blogdoscuriosos.com.br . Acesso em 19.10.2013. Adaptado)

 

 

6. (IFSP 2014)  Leia o trecho retirado do último parágrafo do texto: “Apesar de possuir essa capacidade de ser cultivada em qualquer lugar, a jabuticabeira pode ser prejudicada por alguns fatores ambientais”. Assinale a alternativa correta em que o termo em destaque pode ser substituído sem prejuízo de sentido.

 

a) Como possui essa capacidade de ser cultivada em qualquer lugar, a jabuticabeira pode ser prejudicada por alguns fatores ambientais.   

b) De modo que possua essa capacidade de ser cultivada em qualquer lugar, a jabuticabeira pode ser prejudicada por alguns fatores ambientais.   

c) A fim de possuir essa capacidade de ser cultivada em qualquer lugar, a jabuticabeira pode ser prejudicada por alguns fatores ambientais.   

d) Visto que possui essa capacidade ser cultivada em qualquer lugar, a jabuticabeira pode ser prejudicada por alguns fatores ambientais.   

e) Ainda que possua essa capacidade de ser cultivada em qualquer lugar, a jabuticabeira pode ser prejudicada por alguns fatores ambientais.   

 

 Leia o texto a seguir para responder às questões  propostas:

 

Encontrou-o pela primeira vez quando foi coroada princesa no Baile da Primavera e assim que o coração deu aquele tranco e o olho ficou cheio d’água, pensou: acho que vou amar ele pra sempre. Ao ser tirada, teve uma tontura, enxugou depressa as mãos molhadas de suor no corpete do vestido (fingindo que alisava alguma prega) e de pernas bambas abriu-lhe os braços e o sorriso meio de lado para esconder a falha do canino esquerdo que prometeu a si mesma arrumar no dentista do Rôni, o Doutor Élcio, isso se subisse de ajudante pra cabeleireira. Ele disse apenas meia dúzia de palavras, tais como, você é que devia ser a rainha porque a rainha é uma bela bosta, com o perdão da palavra. Ao que ela respondeu que o namorado da rainha tinha comprado todos os votos, infelizmente não tinha namorado e mesmo que tivesse não ia adiantar nada porque só conseguia as coisas a custo de muito sacrifício, era do signo de Capricórnio e os desse signo têm que lutar em dobro pra vencer. Não acredito nessas babaquices, ele disse e pediu licença pra fumar lá fora [...]. Ela deu licença. Antes não desse, diria depois à rainha enquanto voltavam pra casa, isso porque, depois dessa licença não conseguiu mais botar os olhos nele embora o procurasse por todo o salão e com tal empenho que o diretor do clube veio lhe perguntar o que tinha perdido. [...]”

 

Fonte: Lygia Fagundes Telles. Pomba enamorada ou uma história de amor. In: Para Gostar de Ler. São Paulo: Ática, 1997. v. 22, p. 9-10.

 


 7. Complete os trechos abaixo com orações subordinadas adverbiais, com base no texto lido acima.


 Atenção:

 

ü      Você não pode usar as mesmas conjunções que a autora;

ü       Você deve completar o trecho com suas palavras, mas de forma que sejam coerentes com o texto. USE SINÔNIMOS E EXPRESSÕES EQUIVALENTES!

ü       Preserve o sentido original das orações.

 

a) _______________________________________________________________ e o olho ficou cheio de água , pensou: acho que vou amar ele pra sempre.

 

b) Prometeu a si mesma arrumar  a falha no dente   no dentista do Rôni, o Doutor Élcio,______________________________________________________________________

 

c)Ele disse apenas meia dúzia de palavras, tais como, você é que devia ser a rainha 

__________________________________________________________________________

 

 d) Ela respondeu que o namorado da rainha tinha comprado todos os votos, infelizmente não tinha namorado e mesmo que tivesse não ia adiantar nada 

__________________________________________________________________________

 

e) Ela deu licença. Antes não desse, diria depois à rainha enquanto voltavam pra casa,__________________________________________________________________,  embora o procurasse por todo o salão.

 

8.  Nas sinopses abaixo, você encontrará orações adverbiais e adjetivas.  Assinale a alternativa correta com relação  à  classificação das orações:

 

I) Uma beleza fantástica  - Enquanto sonha em se tornar uma escritora de livros infantis, uma jovem bibliotecária peculiar faz uma improvável amizade com seu vizinho rabugento.

II) Orphan Black - Sarah testemunha o suicídio de uma mulher que se parece com ela e decide assumir a identidade da falecida, envolvendo-se em um mundo de segredos.

III) Limitless – Um músico fracasso libera todo o potencial de seu cérebro e é contratado pelo FBI para resolver os casos mais difíceis.

IV) A princesa de Montpensier – A aristocrata Marie é forçada a se casar com um príncipe desconhecido, embora esteja apaixonada por um duque.

V) Lost – Temp 3 – Ep 13  - Quando Locke e Kate chegam ao acampamento dos Outros , Ben promete contar a Locke os segredos da ilha desde que ele pare com o plano destrutivo.

 

a) Sinopse I     adverbial  condicional

b) Sinopse II   – adjetiva restritiva / adverbial  Consecutiva

c) Sinopse III  – adverbial causal

d) Sinopse IV  – adverbial conformativa

e) Sinopse V     adverbial temporal/ adverbial temporal

 


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